sexta-feira, 29 de julho de 2011

Diário de Bordo 016

Diário de Bordo:
Data estelar: 29/07/11 - Sexta-Feira
Dia 59 - Semana 08


51 dias e nenhum cigarrinho...rs

A sensação é indescritivel!
Tudo tão leve...
Confiança e auto-estima valorizados...
Novos-Velhos odores...
Novos-Velhos sabores...
Fôlego renovado...
Disposição (todas....)

Resumindo... só benefícios!!!

Agora, passado 2 terços do tratamento, tenho a certeza de que um "Novo-Velho Edson" se faz presente.
É emocionante sentir seu corpo se renovando, se curando a cada dia que passa.
Sentir odores que a muito estavam adormecidos.
Como nossa memória olfativa é poderosa!!!
Sabe quando você sente um cheiro, e automáticamente ele ti desperta alguma lembrança? O tal do Deja-vú??
Pois bem...isso, eu estou recuperando aos poucos.
Cheiros que estavam no meu dia-a-dia, e passavam despercebidos, hoje estão de volta.
Tenho feito caminhadas pela manhã, e é maravilhoso sentir novamente os odores da manhã Valinhense! (interior é bom demais...rs)
O Cheiro das Árvores, do orvalho na grama...
Delicioso o cheiro da terra molhada... basta um pequeno chuvisco, nem chuva de verdade....
São os cheiros de minha infância...
É o "Novo-Velho Edson", andando pelas velhas e conhecidas ruas, que tanto estiveram presentes em mim.
Elas voltaram a ter cor....
Elas voltaram a ter odor...

E os Sabores?
O Chicabom voltou a ter aquele gosto delicioso que só o Chicabom tem...e que a tantos anos eu não sentia... já não dá mais pra falar: "Não é igual ao que eu tomava quando criança..."
Ele me desperta com saudade a "Bala de Leite Kids, a melhor bala que há... Bala de Leite Kids, quando o baleiro parar..."
Os dois foram companheiros inseparáveis, quando eu era um garoto não fumante ainda...

Pode parecer exagero, mas só agora que muitas coisas tem ficado claras pra mim.
Só agora, sou capaz de perceber como os detalhes vão saindo do seu cotidiano sem você notar.
O cigarro te tira muito mais que a saúde...
Ele ti rouba os "pequenos prazeres"...
O "sentir", sejam odores, sejam sabores fica reduzido de uma maneira tão drástica, que só quando ele vai voltando é que você se dá conta.
Não esperava por estes "Pequenos Prazeres" quando iniciei minha luta contra o cigarro.
Talvez até por nem ter noção de que os havia perdido...
Esse bonus tá sendo incrivel!!!

Cada dia mais convencido de que não podia ter tomado uma decisão melhor na minha vida!!!

À Souza Cruz que me acompanhou nestes 27 anos de cegueira, dor e sofrimento inconcientes fica aqui o meu:

 "Até Nunca mais meus queridos!!!"

Não volto mais a Fumar
Tenho certeza absoluta disso!!!!

Abraço a todos os companheiros de Luta!!
Não desiste não gente... essa é uma luta que vale a pena!

Fiquem saudáveis!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Edson! Parabéns pelo sucesso, tenho acompanhado seus depoimentos e sabe que tem me ajudado bastante. Estou sem fumar há 19 dias, em alguns momentos do dia ainda lembro do maldito, é como vc diz não é a dependencia quimica e sim a psicologica, mas vou vence-la com certeza. Quanto ao Champix os efeitos são realmente o que está escrito, as vezes uma dorzinha de cabeça, um pouco de nausea, sonhos estranhos até que legais, acredite fiquei menos ligada nos problemas, estou achando ótimo assim fico menos nervosa. Uma pergunta, voce está ganhando peso? Pois eu já ganhei 1 quilo mesmo caminhando todos os dias. Mas acho que perder peso será mais fácil do que largar o companheiro de 30 anos. Um abraço e boa sorte para nós. Cristina - Santo Andre/SP.

Edson disse...

Olá Cristina!

Que bom saber que você está vencendo a batalha também!!!
Saber que de alguma forma o blog está ajudando, é muito gratificante...
Acredito que, quando compartilhamos algo de bom que está acontecendo em nossa vidas, estamos ofertando a todos, aquilo que temos de melhor em nós... o desejo de ajudar... o desejo de modificar (Foi isso que você fez, ao colocar seu comentário...rs).

Sem perceber, em nosso dia a dia, estamos cada vez mais egoístas e individualistas...
é cada um pra sí, e Deus por mim... depois pelos outros (egoista mesmo né?...rs)
Quando lemos um comentário como o seu, é como ler "você tá no caminho certo"...
Seria legal demais se, de vez em quando, você voltasse por aqui, e compartilhasse como estão sendo as suas experiências...
O máximo que pode acontecer é você inspirar alguém...
O desafio está lançado... A você e a todos...
Vamos contagiar???...rs

Quanto ao peso....
Ganhei sim...
Um dia, logo no começo do tratamento, eu passei por uma farmácia e subi na balança....
Estava com 82 quilos!!!
Muito já vinha antes do tratamento (eu tava totalmente sedentário), mas isso me assustou...
Tenho 1.70 de altura, portanto, o Tio estava 12 KILOS acima do peso ideal.
Pensei comigo... imagina quando parar de fumar? Ou tomo uma atitude, ou vou explodir...rs

Fiz uma mudança de hábitos, ou melhor, adaptei dentro de minha rotina.
Estou caminhando novamente, todos os dias, 30 minutos de manhã, e 30 a tarde. (cortei o trajeto de 10 minutos de ônibus de casa até a rodoviária).
Sábado e Domingo de manhã, faço uma caminha mais "Forte", ritmo mais puxado e de 1 hora...
A parte aeróbica, que queima calorías, eu resolvi assim.
Já a anaeróbica, pra ganhar massa muscular, estou fazendo 30 minutos de musculação, dia sim, dia não, em casa mesmo.
Como não gosto de "ambiente de academia", compramos uma dessas estações de ginástica, assim dá pra mim e todos da família entrarem em forma (se bem que fora eu, tá todo mundo dando um "perdido" aqui...rs)

Dos 82 kilos do susto (uns 2 meses atrás), já cheguei nos 77 kilos.
São 5 kilos a menos, sem contar os que troquei "gordura", por "massa muscular" (compramos uma balança também...rs)

No final das contas, tá tudo sendo muito divertido.
Parar de Fumar, entrar em forma, ter uma vida mais saudável... Só tem trazido benefícios...

O legal também, está em ver que mais pessoas como você estão engajadas nessa mudança de vida!

Somos um povo de coragem...
Isso, ninguém jamais vai poder nos tirar...rs

Cada vez que vejo que tem mais alguém lutando feito eu, mais motivado eu fico!!!

Bem Vinda a Luta Cristina de Santo André/SP!!!

ps.: 58 dias sem fumar!!!